Roteirização, rastreamento em tempo real e estudo de desgaste de pneus agilizam entregas e garantem uma gestão mais eficiente do negócio
Nos últimos anos, o setor de Logística foi um dos que mais cresceram no Brasil. De acordo com dados do Instituto de Logística Supply Chain (ILOS), o segmento movimenta cerca de R$1,5 trilhão por ano, empregando mais de 12 milhões de profissionais. O estudo também mostra que, em 2022, a Logística representou 13,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
O setor enfrenta muitos desafios, tendo em vista as dimensões continentais do Brasil e as limitações de infraestrutura da rede de transporte e distribuição. Nesse cenário, investir em tecnologia e inovação se tornou fundamental para que empresas de Logística continuem crescendo. E aqui, no Edge, estamos acompanhando essa tendência e entregando soluções eficientes, capazes de impactar diretamente na gestão e nos resultados dos negócios.
Em um de nossos projetos, por meio de um software, é possível traçar as rotas de entregas de uma frota, integrado a um aplicativo para dispositivos móveis, onde é feito o acompanhamento em tempo real do caminho que o motorista está realizando, se houve saída do percurso, alguma parada imprevista, entre outros dados que, quando combinados, contribuem para o planejamento de ações de forma mais estratégica.
E não para por aí. Também foi desenvolvida uma tecnologia inteligente que estuda o desgaste provocado nos pneus dos veículos – práticas preventivas de controle dos sulcos, vida útil dos pneus, substituição no momento certo, rodízio e calibragem correta são acompanhados pela solução. Os custos com pneus podem representar entre 10% e 20% das despesas de uma frota, então, otimizar procedimentos de gestão de frota, uma vez que dados de desempenho podem identificar padrões, é essencial para sanar gargalos e potencializar processos de logística.
O trabalho feito pelo Edge evidencia que a tecnologia está transformando a Logística, deixando de lado soluções antigas para estabelecer novas alternativas que automatizam processos e otimizam etapas, diminuindo custos e aumentando a produtividade, garantindo, assim, uma gestão mais eficiente e moderna.
Deixar um comentário