Evento anual discutiu o impacto da Transformação Digital e os rumos da indústria 4.0 no país
Entre os dias 06 e 08 de novembro, Alagoas foi palco do Edge Experience, o EdgeX, evento técnico-científico, que promove um rico debate sobre o impacto da Transformação Digital na economia brasileira, bem como discussões abrangentes sobre os rumos da Indústria 4.0 no Brasil.
Promovido pelo Vertex – Instituto de Tecnologia e Inovação, e pelo Centro de Inovação Edge, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o EdgeX reuniu cerca de 50 representantes das áreas de Engenharia, Manufatura, Tecnologia, Inovação Digital, entre outras, de grandes empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento no Brasil. O encontro trouxe, ainda, instituições parceiras, como Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Embrapii, Softex, Finep, Ufal, Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
“O EdgeX coloca Alagoas em posição de destaque no Ecossistema de Inovação do Brasil, atraindo investimentos para o setor e potencializando os resultados do evento para profissionais que atuam na pesquisa, desenvolvimento e inovação no Estado”, afirma Willy Tiengo, coordenador do Centro de Inovação Edge e Professor do Instituto de Computação da Ufal.
Em sua 3ª edição, o EdgeX teve em sua programação visitas ao Centro de Inovação de Jaraguá, em Maceió, e aos laboratórios de Inteligência Artificial, Automação e Sistemas Embarcados do Edge na Universidade Federal de Alagoas, com a apresentação da estrutura e do corpo técnico que dá origem aos projetos voltados para o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil. O encontro também teve palestras técnicas, com apresentações de cases, e discussões acerca de temas como Cultura de Inovação e Desburocratização de Processos.
De acordo com o presidente do Instituto Vertex, Jean Paul Neumann, o EdgeX contribui para a ampliação do debate sobre o ecossistema de inovação no Estado. “O evento é fundamental para movimentar o nosso ecossistema de inovação, além de contribuir para o setor de Pesquisa e Desenvolvimento, atraindo, ainda, representantes de empresas com potencial de investimento em Alagoas”, explica.
O vice-presidente da Softex, Diônes Lima, que ministrou uma palestra na abertura do evento, ressaltou o Edge como Instituição e polo de mão de obra capacitada. “Hoje o Edge é uma Instituição que se desponta em termos de Ciência, de Tecnologia e Inovação, principalmente naquilo que é o nosso foco, que é a capacitação de Recursos Humanos e o desenvolvimento de Inteligência Artificial. O que a gente entende dessa boa relação que temos hoje com o Edge? Exatamente que aqui vai se tornar um polo de fornecimento de mão de obra e de tecnologia para todo país, por isso a Softex investe no Edge”, pontuou.
Deixar um comentário