São 19 alunos do IC/Ufal que participam do Edge Academy, programa de formação de talentos, e exercem técnicas em diferentes projetos

Bolsistas do Edge Academy, programa de formação de talentos e excelência acadêmica, já estão atuando em projetos profissionais de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), firmados por meio de acordos de parceria com empresas que estão atualmente no portfólio de clientes do Edge. Dos 67 alunos do Instituto de Computação da Ufal atualmente envolvidos na iniciativa, 19 já realizam funções e atividades de baixa e média complexidade dentro das entregas, supervisionados pela coordenação do Programa e por líderes técnicos e gerentes dos respectivos projetos.

Os estudantes atuam como Desenvolvedores e Analistas de Qualidade em diferentes linguagens de programação, em projetos de Engenharia de Software, Sistemas Embarcados e Inteligência Artificial. A experiência dos bolsistas em projetos reais de PD&I representa um marco significativo em suas carreiras. Ao aplicarem os conhecimentos adquiridos durante a formação em um ambiente profissional desafiador, os jovens talentos têm a chance de desenvolver habilidades práticas, construir uma rede de contatos e acelerar o crescimento profissional.

Lilian Fabrício, do 8° período do curso de Engenharia da Computação, é uma das bolsistas do Academy que atua em um projeto como Analista de Qualidade. De acordo com Lilian, essa é uma oportunidade de ganhar experiência em uma área que ela não tinha conhecimento antes de entrar no Programa. “Atuar como Quality Assurance está sendo bem interessante, o projeto é complexo e desafiador, mas tenho aprendido muito com os perfis mais seniores de QA do Edge, que são muito solícitos quando tenho dúvidas, e também me orienta com relação a cursos na área”, explica Lilian, que avalia a experiência no Edge Academy como muito positiva e que tem agregado bastante em seu currículo.

Já Samuel Lucas, aluno do 5° período de Ciência da Computação e bolsista do Academy, passou a atuar como Desenvolvedor Full Stack em outro projeto. Entre as atividades desenvolvidas por ele, está a configuração dos ambientes de desenvolvimento de um sistema  “Faz pouco tempo que entrei no projeto, mas está sendo uma experiência muito boa. Acredito que o principal desafio seja a parte técnica, que me faz ir atrás de outros conhecimentos ainda não aprendidos na sala de aula, mas tenho muito apoio da equipe e me desenvolvido cada vez mais”, afirma Samuel.

Sobre o Academy – Voltado para alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Edge Academy é uma iniciativa viabilizada com recursos da Softex Nacional, que visa estimular a excelência acadêmica e a produção de conhecimento durante toda a graduação, além de desenvolver nos alunos habilidades e competências profissionais e técnicas, promovendo a cultura corporativa e do empreendedorismo, tornando o programa a principal fonte de mão de obra qualificada do Edge para projetos no presente e no futuro.

No Academy, os bolsistas têm acesso facilitado a profissionais e pesquisadores de diferentes áreas de atuação, contando, ainda com orientação profissional e de carreira, com acompanhamento individualizado apoiado na tríade – planejamento de carreira, melhoria do desempenho e psicoeducação voltada ao desenvolvimento de carreira.

“O Edge Academy surgiu para desenvolver talentos, oferecendo uma preparação multidisciplinar para o mercado, com alinhamento entre bases teóricas e práticas, cujo objetivo é formar profissionais preparados para alimentar o ecossistema de inovação em Alagoas. Estamos na terceira turma, com 67 bolsistas, e seguiremos crescendo, desenvolvendo pessoas para impactar o mundo por meio da tecnologia”, afirma Willy Tiengo, professor do IC e coordenador do Centro de Inovação Edge.