Inovações beneficiam o segmento, aumentando a eficiência e a produtividade de empresas e garantem a conformidade com as regulamentações de segurança ocupacional 

A Segurança do Trabalho é um aspecto crítico em qualquer ambiente ocupacional, especialmente em uma unidade fabril. Neste sentido, a tecnologia tem oferecido soluções para reduzir riscos e transformar o segmento dentro da indústria. São diversas as ferramentas, sistemas e aplicações disponíveis para melhorar a segurança dos profissionais – desde Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) compostos com sensores que monitoram condições como temperatura, umidade e detecção de quedas, alertando trabalhadores e gestores sobre possíveis perigos; a Sistemas de Gestão de Segurança (SGS) com plataformas de software que facilitam a gestão de riscos, auditorias, conformidade com normas de segurança e relatórios de incidentes.

Há, ainda, a possibilidade de implementar treinamentos em Realidade Virtual, com simulações de cenários de risco em ambientes virtuais, permitindo que colaboradores pratiquem procedimentos de segurança sem exposição a perigos reais. O uso da Inteligência Artificial também pode ser implementado em processos de Segurança do Trabalho com a utilização de algoritmos de IA que ajudam a detectar anomalias e recomendar medidas corretivas antes que ocorram acidentes.

Soluções Integradas – Aqui no Edge, contamos com a expertise para aprimorar inspeções de segurança dentro das indústrias, desenvolvendo soluções que tornam o ambiente de trabalho mais seguro para empresas e colaboradores.

Uma das soluções já desenvolvidas contou com duas frentes de trabalho – uma solução mobile, responsável pela coleta de dados das inspeções de segurança, diminuindo erros e gerando economia significativa para a indústria, além de redução no tempo de homem-hora trabalhado. A outra entrega foi uma aplicação web para gerenciar as inspeções e outros dados importantes, produzindo relatórios e reduzindo em mais de 100% o tempo de liberação das atividades – através dessa mesma aplicação, o usuário gera gráficos e acompanha o andamento de cada setor e suas inspeções. O projeto ainda fez com que fosse gerada uma economia de aproximadamente R$ 1.8 milhão, além de uma redução de 50% no tempo de homem-hora trabalhado e de mais de 100% na liberação de atividades pós-inspeção.

Em soluções como essa, o Centro de Inovação Edge contribui para o desenvolvimento da Indústria 4.0 no país, e as empresas modernizam seus processos, impactando diretamente nos objetivos de seus negócios.